16 de set. de 2011

Resenha: Shinobido: Way of the Ninja

Plataforma: Ps2
Gênero: Stealth/Ação
Nº de jogadores: 1
Ano:2006

Shinobido: Way of the Ninja é um jogo de stealth/ação desenvolvido pela Acquire, os mesmos criadores de Tenchu e Way of the Samurai. Para quem jogou Tenchu não vai ter dificuldades em entender Shinobido, a jogabilidade é bem parecida e os objetivos quase iguais.
O jogo consiste em agir em silencio, invadindo cidades e mansões e cortando pescoço de todos que cruzarem seu caminho. As missões variam de acordo com o contrato do seu personagem. Suas missões são enviadas à cartas por três lordes feudais, são esses: Ichigo, Akame e Sadame, que ao longo do jogo você deve escolher um, para servi-lo e ajuda-lo. O jogo tem vários tipos de missões: assassinar, destruição total (matar todos do cenário), proteger uma carroça, destruir uma carroça, roubar, sequestrar ou chegar à um determinado local. Mas nem sempre você está invadindo, pois a sua cabana pode ser atacada a qualquer momento sem nenhum aviso prévio, o que coloca o jogador a lutar cara a cara contra vários inimigos. Os inimigos podem variar desde bárbaros a guerreiros fortemente armados.

A historia do jogo é sobre o clã Azuka que foi atacado pelo exercito de Gamuran, vilão do jogo. E Goh, The Crow, o herói do jogo, é um dos unicos sobreviventes a esse ataque, junto com Kino, The Canary, e Zaji, The Hawk.
Após a batalha, Goh perde parte da sua memoria, e vai atras das Soul Fragments, que são pedras que podem ajudar Goh a recuperar a sua memoria.

Ao longo da saga, novos personagens vão aparecendo, e a historia vai sempre ficando mais interessante e o jogo mais gostoso de se jogar. Com vários movimentos, combos, itens e stealths, que vão ajudar o jogador a derrubar qualquer inimigo. O jogo exige muita habilidade sobre os botões e rapidez nos analógicos, o que torna o jogo difícil e divertido.

Em relação à Tenchu, a inteligência artificial de Shinobido é muito avançada, o que exige do jogador muita calma e habilidade na hora de executar um stealth.
A grande diferença esta nos guardas, que avisam os outros guardas que a mansão ou cidade está sendo invadida por um ninja; eles podem chamar desde gritos, a sinos nas torres e cornetas. Os guardas também podem chegar a soltarem ursos para ajudar na caça, e uma luta com um urso não será uma coisa muito agradável.

Os cenários do jogo são grandes e complexos, com vários esconderijos e vantagens, como caixas e potes que podem ser arremessadas contra um guarda, e isso ajuda muito nas horas da fuga ou da luta.

O jogo também possui uma espécie de loja, na qual pode-se fazer compras, vendas e trocas, o que facilita muito quando precisar de dinheiro ou de novos itens. Também possui um modo de alquimia, onde juntando ervas e cogumelos pode-se fazer poções ou bombas poderosas de vários efeitos.

E o mais legal do jogo é o modo editor de missão, onde o jogador pode editar suas missões, com vários tipos de objetos para enfeitar o cenário Nesse modo, o jogador pode escolher as missões (assassinar, roubar, etc...), cenários (montanha, floresta, mansão, etc...) e até os inimigos que estarão na fase. Para quem tem criatividade e paciência, pode fazer uma missão comparada ao do modo historia.


Analise:

Shinobido não deixa na mão os fãs de ninjas e amantes dos jogos de stealth. O jogo bem parecido com Tenchu tem uma grande capacidade de diversão, mas os gráficos não agradam muito. A historia recheada de surpresas, o que deixa o jogador dentro do jogo, sempre querendo saber o que acontecerá a seguir. Shinobido recebe a minha nota 8.1, pela diversão garantida e historia muito bem elaborada.


Cusiosidades:

Após esse Shinobido, foi lançado Shinobido: Tales of the Ninja para PsP, mas sem historias, somente com desafios, e essa mesma versão foi lançada para Ps2 com o nome de Shinobido: Takumi. E dia 15/09 foi confirmado um novo Shinobido para Ps Vita, o jogo ainda não tem um titulo definido e nem data, o que se sabe é que o jogo será lançado em 2012.

4 comentários:

  1. Muito legal a resenha. Parabéns! Estou considerando jogar esse jogo, mas só depois que eu zerar alguns outros que estão na minha lista por mais tempo. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. problema teuu oque a gnt tem a ver com isso???
      o jogo eh bom mesmo.. e dai???

      Excluir
  2. ponto fraco ausencia do level seleçao

    ResponderExcluir
  3. e muinto melhor que o tenchu fatal shadow

    ResponderExcluir